Uma vez me disseram algo mais ou menos assim, quando você lê
algo geralmente retemos 30% da leitura, ao associar imagens chegamos a 50%
quando existe interação de áudio e vídeo chega a 70%, por isso quase sempre
buscamos os cursos e palestras.
Com certeza, apreendemos muito em eventos de vinho dessa natureza, pois além de termos um especialista ministrando ainda temos a presença da própria degustação e isso faz com que possamos reter muito do conhecimento transmitido. Porém os especialistas sabem muito bem como é, nos dias de hoje, difícil formar turmas de aspirantes a “enófilos”. O corre-corre do dia a dia faz com as pessoas não consigam dedicar tempo para, por exemplo, fazer um curso de 3 encontros.
Particularmente tenho preferido ministrar palestras que chamo de mini curso “Descomplicando o vinho”, o formato se resume em um encontro de cerca de 3 a 4 horas. Fazemos um básico de vinhos intensivo, com direito a degustação e o livro. Tem funcionado muito, pois atende o anseio do consumidor em ao menos passar a escolher melhor seus vinhos. Ocorre que ainda assim juntar um número viável de participantes (mínimo 10) tem sido o mesmo obstáculo para muitos especialistas.
Pensando nisso resolvi dar uma força para aqueles que ainda não conseguiram participar de um evento como esse: recorrer à sétima arte.
O cinema tem nos dado uma bela mãozinha, mas são pouco divulgados os diversos títulos que podem nos auxiliar. Só na rede “streaming” Netflix tem 5 títulos bem interessantes, sendo 4 documentários e um baseado em uma história real.
Além de entreter, dá para ter uma visão sobre o plantio, colheita e a produção de vinhos nas mais conceituadas regiões vinícolas do mundo.
Os vinhos, ops, os filmes:
- Um Ano na Borgonha - 2013 – Um importador de diversos rótulos franceses para os Estados Unidos, visita os produtores na França para acompanhar de perto todo o trabalho, desde a colheita, até a vinificação.
- Um Ano em Champagne - 2014 – Mostra os bastidores da produção de champagne, as grandes casas e também os pequenos produtores.
- Somm - 2012 – Um documentário sobre profissionais do vinho, aborda a dura rotina dos estudos teóricos e práticos de 4 sommeliers que se preparam para o difícil exame da Court of Masters Sommeliers, o que equivale ao título de Master of Wine.
- Somm – Dentro da Garrafa – 2015 – É a continuação do documentário que mostra, quatro anos depois, os mesmos 4 sommeliers contando incríveis histórias, em conjunto com jornalistas e produtores.
- Bottle Shock (O Julgamento de Paris) - 2008 –Bottle Shock é baseado em fatos reais e mostra a indústria do vinho em Napa Valley, Califórnia, em meados dos anos 70. Retrata a história do famoso “julgamento de Paris”, em 1976.
0 Comentários