VINHO VERDE É BRANCO, OU TINTO OU ATÉ ROSÉ!

arquivo pessoal

 Portugal é famoso pelo seu Vinho do Porto produzido no Douro e muito pelo seu Vinho Verde!

Nessa semana me atrevi em fazer uma salada de bacalhau, puxando de uma memória que nem sei ao certo, mas acredito que seja da casa de uma namorada que tive durante a faculdade (faz tempo). Não sei se ficou tão bom quanto, mas quem provou, aprovou.
O vinho que acompanhei foi esse Gábia, produzido pela bela casa Ermelinda Freitas.

Mas como um vinho é verde?

Na sua região, em Portugal, ele é chamado de "vinho verde" pelo sentido oposto ao "vinho maduro", por outro lado alguns creditam o nome a região, dizem que ao chegar do alto o que se via era um “mar verde” no sentido da coloração das plantações.
Explicitando, costumo dizer que esse é o vinho da região verde de Portugal. É um lugar que está sempre verde. Chove muito, uma região fresca, sempre verde. Outra explicação é que em Portugal havia o hábito de se beber apenas vinho maduro. Como o Verde é para ser bebido jovem, criou-se a expressão. Mas é difícil explicar a origem, principalmente quando o assunto é o tinto.

No Minho (principal região) se consegue brancos muito típicos, únicos em seu estilo. Leves, frutados e refrescantes, de ótima acidez, que alcançam um toque de classe quando elaborados por um produtor talentoso. Apesar do nome (verde), os melhores vinhos verdes são elaborados com uvas perfeitamente maduras.

Os tintos são feitos basicamente pelas castas Espadeiro, Rabo de Ovelha e Vinhão, não é um vinho para se beber na temperatura ambiente, mas sim refrescado.  O tinto verde é um vinho para abrir e beber. Tem uma graduação alcoólica muito menor que os demais tintos, mas é um vinho com bela acidez, que harmoniza com comidas gordurosas e as típicas portuguesas.
Os brancos são produzidos com as uvas 
Alvarinho, Arinto, Avesso, Loureiro, Azal, Trajadura, habitualmente são leves, tem bela acidez e trazem uma agulha no paladar (às vezes até parece que teremos as bolhinhas do espumante), vão muito bem com alguns preparos do famoso bacalhau.

Para harmonizar, são perfeitos (tanto tinto como brancos) como aperitivo.

Geral: O branco vai muito bem com refeições leves como mariscos, peixes grelhados e o bacalhau.
Já o tinto com bacalhau, cabrito, sardinha, feijoada, comida pesada com gordura e apimentada.


Ermelinda Freitas Verde Gabia - Em 2018 a centenária Ermelinda Freitas amplia seus horizontes além de Lisboa indo para o norte com a Quinta do Minho, Póvoa do Lanhoso, perto de Braga e passa a produzir os belos vinhos verdes e também com a Quinta de Canivães, localizada no Douro Superior. 

Esse vinho elegante e fresco produzido especialmente com a uva Loureiro (e Trajadura), se mostra em um amarelo bem claro claro, tons esverdeados. Seus aromas refletem as notas frutadas cítricas tropicais e frescas. Mas é no paladar que o vinhos nos ganha com sua elegância e uma doçura fresca e equilibrada, refinada.

Importado pela TDC - cerca de R$ 40


Postar um comentário

0 Comentários