TARA - O VINHO DO ATACAMA

 

arquivo pessoal


A primeira vez que vi esse rótulo me perguntei como seria possível produzir um vinho no deserto mais árido do mundo, o deserto do Atacama?
Infelizmente naquele dia quem estava apresentando o vinho não soube explicar corretamente e afirmava constantemente que o vinho era produzido no deserto. Ocorre que a geografia do Chile é realmente exuberante e a extensão chamada Atacama é grande, cerca de 1.000 km e marcada por paisagens desérticas, com dunas, cânions, vulcões, lagoas e também montanhas.
Tara, ou melhor Salar de Tara, lugar que dá nome ao vinho é uma das paisagens mais exuberantes da região. Fica dentro do Reserva Nacional de los Flamencos onde encontram-se belezas naturais indescritíveis como as formações rochosas esculpidas pelo vento, além da presença dos Flamencos.

Salar de Tara, Atacama, Chile - imagem da internet

SALAR - Um deserto de sal ou salar (termo da língua espanhola) é um lago mais ou menos temporário para o qual convergem os sedimentos (transportados por rios afluentes) constituídos sobretudo por sais (cloretos, sulfatos, nitratos, boratos, etc.). Os sais precipitam-se sob o efeito de forte evaporação, que após longo tempo é mais importante que a taxa de reposição ou a chegada de água à bacia do lago. Salares são de formação natural, ao contrário de salinas, que são áreas de evaporação artificiais. [wikipedia]

Vamos ao vinho! Quando estive no Chile em 2018 tive tempo de passear um pouco por Santiago, fui ao Costanera Center e conheci a La Cav (Club de Amantes del Vino), por lá adquiri o Tara Red Wine #2 2014, o Syrah. Já fazia muito tempo que não guardava um vinho "para ocasiões especiais", sinceramente acredito que sempre é um bom momento quando estamos com pessoas que gostamos, mas esse para mim era especial, principalmente depois de saber mais sobre ele e mais ainda depois de conhecer o Atacama. Assim foi aberto, depois de 6 anos guardado em minha adega. Eu mesmo preparei o almoço (filet au poivre e risoto de abobrinha), na companhia de uma grande amiga e minha família.
O vinho estava excelente, rico, substancioso e apesar da nota do enólogo acredito que vai bem além dos 6 anos de guarda recomendado. Enfim tudo casou-se perfeitamente bem!

TARA RED WINE #2 SYRAH - Produzido pela Viña Ventisquero no Valle del Huasco (que está a cerca de 250km do Salar de Tara) a partir das uvas Syrah (85%) e Merlot (15%) e passagem por 24 meses em barricas francesas (da Borgonha) de quinto uso.  É um vinho bem particular e de complexidade intrigante. Se apresenta numa coloração rubi profunda, toques violáceos, aromas de frutas escuras do bosque, ervas e especiarias. No paladar é fresco e aveludado, com taninos firmes, elegantes e uma bela acidez. 
Foi muito bem como nosso prato, mas ainda é uma bela companhia para as carnes defumadas e aquela pasta com ragú de linguiça.

Importado pela Cantu - cerca de R$ 500

Postar um comentário

0 Comentários